PROC

Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica - PROC

Uma das frentes de atuação da SBOC está relacionada à formação e educação continuada dos Oncologistas Clínicos no Brasil. Por identificar a necessidade de alinhamento entre a aquisição teórica e prática da residência médica em Oncologia Clínica com a nova realidade da prevenção e tratamento oncológicos, a SBOC desenvolveu o novo PROC – Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica, aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) em setembro de 2018.

O objetivo do PROC é formar e habilitar médicos na área da Oncologia Clínica com competências que os capacitem a dirimir as situações, os problemas e os dilemas na área da Oncologia, dominar a realização dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos da especialidade e desenvolver um pensamento crítico-reflexivo em relação à literatura médica, tornando-os progressivamente responsáveis e independentes.

O PROC expõe o currículo baseado em matriz de competências a serem adquiridas pelo residente ao longo dos três anos de treinamento. Além disso, é abrangente e traz avanços importantes, como a unificação da avaliação do conhecimento teórico e do comportamento durante a residência; o aumento da carga horária de atividade ambulatorial, principalmente no primeiro ano; a possibilidade da individualização da formação do residente durante o terceiro ano, conforme seus propósitos; entre outros.

O novo programa está alinhado com as Recomendações para um Currículo Global em Oncologia Clínica, elaboradas conjuntamente pelas Sociedades Europeia e Americana de Oncologia (ESMO/ASCO), em 2016, e atualizadas periodicamente (Ditrich et al: Recommendations For a Global Curriculum in Medical Oncology; ESMO Open access 2016).

O PROC deve ser implementado gradualmente, com início em 2019 e término no ano de 2021, por todos os serviços que têm residência médica em Oncologia Clínica, considerando a adoção sempre para os residentes do primeiro ano.

 

download 1  Clique aqui para ver o PROC na íntegra