Portal SBOC

Voltado aos jovens oncologistas e residentes em busca de atualização de conhecimento técnico-científico, o Board Review é um evento anual organizado pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) com o objetivo de discutir os principais avanços no tratamento oncológico. 

Em 2020, por conta da pandemia de COVID-19, o Board Review será 100% virtual e, para melhor assimilação do conteúdo, contará com aulas divididas em três blocos,  que serão disponibilizadas para os associados SBOC aqui no site, respectivamente, nos dias 03, 10 e 17 de agosto.

Ao final de cada uma dessas semanas, sempre aos sábados (dias 08, 15 e 22/08), às 10h, será promovido uma mesa de discussão ao vivo e interativa sobre os tópicos da semana. 

Experiência SBOC

Participar do Board Review é um dos benefícios exclusivos dos associados à entidade, mas quem não é associado terá a oportunidade de se inscrever com custo reduzido. O valor da inscrição para não associados será de R$ 250, com acesso ilimitado a todos os benefícios SBOC por 30 dias.

Inscrição na Experiência SBOC 2020 aqui!

 


Bloco de Aulas 1
Data de disponibilização no site: 
03 de agosto

Mesa redonda ao vivo: 08 de agosto

Veja programação abaixo:

Tabela 01 2

 

Bloco de Aulas 2
Data de disponibilização no site:
10 de agosto

Mesa redonda ao vivo: 15 de agosto

Veja programação abaixo:

Tabela 02

 

Bloco de Aulas 3
Data de disponibilização no site: 
15 de agosto

Mesa redonda ao vivo: 22 de agosto

Veja programação abaixo:

Tabela 03

 
 
 

Título de Especialista em Oncologista Clínica (TEOC), emitido anualmente pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) em parceria com a Associação Medica Brasileira (AMB), tem entre outros objetivos:

• Atestar a qualidade da formação do especialista; 
• Qualificar seu currículo perante os pacientes, o mercado de trabalho e o meio acadêmico; 
• Atender eventuais exigências das instituições onde atua como especialista e das operadoras de saúde; e 
• Cumprir pré-requisito para associar-se à SBOC na categoria titular.

EXAME DE SUFICIÊNCIA

O Exame de Suficiência para obtenção do TEOC é destinado aos médicos recém-formados na especialidade ou que estejam adquirindo conhecimentos e experiência suficientes para alcançar a aprovação.

As inscrições para o Exame de 2020 se encerraram em 17/08/2020.

O Exame é composto de uma prova teórica com 100 questões de múltipla escolha e de uma prova teórico-prática com oito casos clínicos de duas a quatro questões descritivas para cada caso. Cada fase do Exame terá pesos diferentes e só será considerado aprovado o candidato que na somatória final atingir, no mínimo, 70 pontos.

Acesse aqui e leita atentamente o Edital disponível no site da Vunesp.

QUEM JÁ TEM TECA PRECISA REALIZAR O EXAME PARA OBTENÇÃO DO TEOC?

Médicos que já possuam o Título de Especialista em Cancerologia (TECA) não precisam realizar o Exame de Suficiência para obter o TEOC. Basta enviar um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com nome completo e número do CRM e solicitar a segunda via do título com a nova nomenclatura da especialidade. Isso pode ser feito a qualquer tempo, independentemente do Exame. A SBOC passará os nomes dos solicitantes à AMB, que expedirá a segunda via. Para isso, será necessário atender a contribuição da taxa vigente da AMB, atualmente de R$ 550,00.

*Confira, no menu ao lado, o cronograma com todas as etapas do exame e as respostas às dúvidas mais frequentes.

As inscrições de candidaturas das chapas e dos membros do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), Gestão 2021-2023, estão abertas. Elas poderão ser feitas entre os dias 15 de julho e 09 de agosto, lembrando que só serão permitidas a participação de associados adimplentes.

Chapas

O candidato a Presidente de chapa deverá formalizá-la por meio de formulário eletrônico presente no link abaixo. Além do nome da chapa, e de seus dados pessoais, será necessário informar também os dados dos candidatos a Vice-Presidente, Secretário Geral, Diretor da Escola Brasileira de Oncologia, Tesoureiro, Diretor de Relações Institucionais e do Fiscal de Chapa. Os dados obrigatórios de cada integrante são:

  • Nome completo;
  • RG;
  • CPF;
  • CRM (Nº de Inscrição no Conselho Regional de Medicina); 
  • Endereço completo;
  • E-mail;
  • Telefones Celular e Comercial;
  • Comprovante de residência atualizado (válido apenas dos 3 últimos meses).

Se estiver com todos os documentos citados acima,

INSCREVA SUA CHAPA AQUI!


Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal será composto pelos três membros mais votados para essa função, eleitos individualmente. Os candidatos ao Conselho Fiscal deverão formalizar sua inscrição por meio de formulário eletrônico específico e individual, disponível no link abaixo. Para tal candidatura, também será necessário informar os seguintes dados:

  • Nome completo;
  • RG;
  • CPF;
  • CRM (Nº de Inscrição no Conselho Regional de Medicina);
  • Endereço completo;
  • E-mail;
  • Telefones Celular e Comercial;
  • Comprovante de residência atualizado (válido apenas dos 3 últimos meses).

Se estiver com todos os documentos citados acima,

INSCREVA SUA CANDIDATURA PARA O CONSELHO FISCAL AQUI!


Importante:

Todos os candidatos membros da chapa, assim como o fiscal da chapa e Conselho Fiscal, devem ter conhecimento do Regimento Interno, do Estatuto, do Código de Ética e Conduta e do Edital de Convocação de Eleições SBOC 2020.

REGULAMENTO

V Gincana Nacional da Oncologia para Residentes - SBOC 2020

As Gincanas Nacionais da Oncologia promovidas pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) têm como objetivo disseminar conhecimento médico em Oncologia Clínica e integrar a comunidade de preceptores e residentes de todo o Brasil. Neste ano, a SBOC promove a 5ª edição da Gincana Nacional da Oncologia para Residente e a 1ª edição da Gincana Nacional da Oncologia para Acadêmicos.

Serão exigidos conhecimentos gerais de oncologia, como diagnóstico, estadiamento e história natural da doença, mas também epidemiologia, biologia molecular e domínio sobre o tratamento dos principais tipos de tumores. O nível de complexidade de todos os casos clínicos e questões enviados aos candidatos é padronizado e todos os passos da competição são registrados on-line, de modo a garantir transparência ao longo do processo. Casos novos foram adicionados nesta edição, que será comemorativa. Para resolver alguns dos casos, você terá que assistir às aulas do PROC, que serão divulgadas semanalmente. Os casos clínicos são disponibilizados quinzenalmente no para site da Gincana para residentes.

Inscrição:

  • Para se inscrever, o residente deve ser associado SBOC. Caso não seja, poderá solicitar sua associação aqui, lembrando que residentes em Oncologia Clínica não pagam anuidade na SBOC. 
  • Caso já seja associado SBOC, a inscrição para a Gincana deve ser realizada individualmente, por meio deste link.
  • As informações preenchidas pelos residentes na inscrição estão sujeitas a validação pelas suas respectivas instituições e conselhos regionais.
  • O telefone e o e-mail informados na inscrição serão utilizados durante a participação na Gincana, bem como para contatos referentes à premiação. Para receber informações da SBOC, em primeira mão, cadastre o WhatsApp SBOC em sua lista de contatos (11) 95777-0292.

Regulamento da Competição:

  • Um caso clínico será apresentado a cada 15 dias, sempre às segundas-feiras, às 20 h.
  • Para cada caso será divulgada uma pergunta por dia, ao longo da semana (de 1 a 5 perguntas).
  • As questões anteriores estarão disponíveis, com as devidas respostas, para todos.
  • A pontuação será baseada no desempenho na participação on-line a cada pergunta, considerando o tempo para a resposta e a alternativa correta.
  • A gincana será dividida em três blocos de dois meses (totalizando quatro casos clínicos em cada um) e, ao fim de cada bloco, serão anunciados os vencedores daquela fase. Ou seja, diferente das outras edições, cada bloco terá um caso clínico a mais.
  • Cada residente terá acesso exclusivamente ao seu desempenho individual global.

Descrição da pontuação:

  • 40 pontos – Resposta correta nas primeiras 6 horas após a publicação do caso.
  • 30 pontos – Resposta correta de 6 a 12 horas após a publicação do caso.
  • 20 pontos – Resposta correta de 12 a 18 horas após a publicação do caso.
  • 10 pontos – Resposta correta de 18 a 24 horas após a publicação do caso.

Observação importante 1: Poderá haver alteração no intervalo de tempo para as diferentes faixas de pontuação. Caso isso ocorra, a alteração será previamente divulgada.
Observação importante 2: Finalistas que obtiverem a mesma pontuação, configurando um empate, terão o menor tempo de resposta global como critério para desempate tanto para premiação por bloco, como para a premiação global.


Em caso de dúvidas, contate a assessora educacional da SBOC, Fahyme Costa, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

 

PREMIAÇÃO

Classificação e Prêmios:

Apenas os 10 primeiros colocados e suas respectivas instituições terão a sua posição publicada a todos. Serão premiados somente os três primeiros colocados do ranqueamento global e os três primeiros colocados em cada bloco. Os demais participantes poderão conferir a sua posição em relação à de todos os residentes e em relação aos residentes de seu ano, mas essa informação é exclusiva (apenas o usuário terá acesso).

Ranqueamento global

1° lugar – Pacote ASCO 2021 completo (passagem, hospedagem e inscrição)
2° lugar – Pacote ASCO 2021 parcial I (hospedagem e inscrição)
3° lugar – Pacote ASCO 2021 parcial II (inscrição)

O ASCO Annual Meeting 2021 ocorrerá em Chicago, EUA.

Ranqueamento por bloco

1° lugar – Pacote Congresso SBOC 2020 (passagem, hospedagem e inscrição)
2° lugar – Pacote Congresso SBOC 2020 parcial I (inscrição e passagem)
3° lugar – Pacote Congresso SBOC 2020 parcial II (inscrição)

*O Congresso SBOC 2020 acontecerá na cidade de São Paulo, no segundo semestre de 2020, e terá uma temática especial. Aguarde maiores informações pelas redes sociais da SBOC.

Premiação para preceptores:

O preceptor da instituição de residência do 1º colocado de cada bloco e do ranqueamento global ganhará a inscrição para o Congresso SBOC 2020.
O preceptor que tiver maior número de residentes premiados pela V Gincana irá ganhar pacote completo para o Congresso SBOC 2020.
A cerimônia de premiação ocorrerá no Congresso SBOC.

 

Dez primeiros colocados do 1º Bloco da Gincana: Clique aqui.