Maria Inez Pordeus Gadelha

É médica formada em 1974 pela Universidade Federal da Paraíba e exerce atualmente a função de Assessora Técnica e Diretora-Substituta do Departamento de Atenção Especializada da Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde.


Tem título de Residência Médica em Oncologia Clínica no Instituto Nacional de Câncer, de Especialista em Educação para a Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde - NUTES/Universidade Federal do Rio de Janeiro e de Especialista em Administração - MBA-Saúde – Instituto Copead/Universidade Federal do Rio de Janeiro. Estagiou em Hematologia no Instituto Nacional de Cancerologia do México e cursou “A Universidade e a Formação do Pensamento Nacional” na Escola Superior de Guerra.

Como médica oncologista, integrou o corpo funcional do Instituto Nacional de Câncer-INCA/Ministério da Saúde e do Hospital Naval Marcílio Dias - Centro Médico Naval do Rio de Janeiro/Ministério da Marinha.

À parte das atividades como professor-assistente de Clínica Médica e de Oncologia em universidades privadas, passou a dedicar-se exclusivamente ao serviço público, como médica assistente, tendo progressivamente migrado para a área de gestão, ao assumir funções como Gerente Interino do Pro-Onco/Campanha Nacional de Combate ao Câncer/Ministério da Saúde, chefe da Divisão de Apoio e Acompanhamento de Serviços de Oncologia e chefe do Serviço de Apoio a Atividades Especializadas/Pro-Onco/INCA/Ministério da Saúde, chefe de gabinete da Direção Geral do Instituto Nacional de Câncer, assessora técnica da Coordenação Geral de Regulação e Avaliação/Departamento de Regulação, Avaliação e Controle/Secretaria de Atenção à Saúde/Ministério da Saúde, assessora técnica e coordenadora-geral de Média e Alta Complexidade Complexidade/Departamento de Assistência Especializada/Secretaria de Atenção à Saúde/Ministério da Saúde, departamento este do qual foi Diretora-Substituta e é hoje diretora.

Paralelalmente, foi membro da Câmara Técnica de Oncologia do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro, do Comitê Consultivo de Bioética da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, do Comitê de Ética em Pesquisa do Centro Infantil Boldrini/Campinas-SP e do Conselho Diretor, Editora e Consultora da Revista Brasileira de Cancerologia/Instituto Nacional de Câncer/Ministério da Saúde, revista esta da qual continua consultora. Integrou, como membro titular pela Secretaria de Atenção à Saúde, a Comissão de Incorporação de Tecnologias do Ministério da Saúde, de 2009 a 2011, e, em 2012, foi designada membro titular desta Secretaria para a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no SUS. Em 2012 foi também designada membro do Comitê Organizador do Fórum Nacional de Direito em Saúde, do Conselho Nacional de Justiça, do Supremo Tribunal Federal.

De 1975 a 2012, somou 414 participações em eventos, com trabalhos apresentados ou palestras proferidas; de 1980 a 2012, publicou 114 trabalhos; e, de 1987 a 2012, revisou 38 teses de mestrado ou doutorado, monografias, projetos e artigos.
Desenvolvido por Zanda Multimeios da Informação