Residentes em Oncologia

GINCANA NACIONAL DE ONCOLOGIA PARA RESIDENTES

 
Período: 17 de abril a 30 setembro de 2017

Local: ambiente virtual

Realização: Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)

Comissão Científica:

Dra. Clarissa Mathias

Dr. João Nunes

Dra. Clarissa Baldotto

Público-alvo / Expectativa de público:

350 Residentes em Oncologia Clínica de todo o Brasil

APRESENTAÇÃO

Em face do reconhecimento, tanto da crescente complexidade das terapias antineoplásicas, quanto do manejo de pacientes, inclusive no que diz respeito à interface entre os recentes avanços na medicina personalizada e cuidados clínicos aplicáveis à realidade assistencial, organizamos uma gincana para proporcionar um treinamento virtual no diagnóstico e tratamento multidisciplinar ao paciente oncológico. A Gincana abordará não só casos clínicos tratando de doenças específicas (por exemplo, o câncer de mama, pulmão, colo uterino, etc.) mas também casos envolvendo questões conceituais da oncologia clínica.

Durante seis meses, residentes de todo o Brasil participarão da gincana, respondendo questões relacionadas a casos clínicos apresentados a cada 15 dias.  Ao longo da gincana, a resposta e comentários sobre caso anteriores ficarão disponíveis para consulta.

Além de incentivar uma maior participação e engajamento de residentes na Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), pretendemos que tal iniciativa contribua para a formação geral de cada um deles, um compromisso assumido pela SBOC na sua gestão atual.

PROGRAMA

A gincana será realizada utilizando um software desenvolvido pela LISAN e disponibilizada no Portal Meduniverse, em área específica do Portal. A ferramenta em questão contempla as seguintes funcionalidades:

  1. Exibição programada dos casos, que serão apresentados no formato de slides e entrarão online em data, horário e frequência especificados pela comissão organizadora, sendo um caso a cada 15 dias.
  2. Os autores dos casos terão exibidos no topo da página sua foto, nome e especialidade (link para o CV do autor abaixo da foto).
  3. Uma vez disponíveis as imagens, teremos dois grupos de usuários: aqueles que participam da competição (residentes de oncologia de todo o Brasil) e os que são apenas espectadores. Os primeiros terão acesso a um ambiente integrado para responder qual o diagnóstico (ou outra questão realizada).
  4. A gincana será dividida em três blocos de dois meses (quatro casos) e, ao fim de cada bloco, serão anunciados os vencedores. No início de cada bloco, a pontuação é zerada, mas, ao final dos três blocos, será anunciado o ranqueamento geral e os vencedores gerais, somando-se o desempenho do participante em cada bloco. O sistema calculará a pontuação (baseada no tempo e precisão do diagnóstico) de cada indivíduo participante e a pontuação combinada de todos os indivíduos de uma mesma instituição, gerando dois rankings: o individual e o das instituições. Este ranqueamento será feito ao fim de cada bloco.
  5. Exibição em tempo real dos TOP 10 do ranking individual e o ranking das instituições.
  6. O residente poderá acompanhar o seu desempenho relativo a todos os residentes e aos residentes de mesmo ano (a informação será confidencial; apenas ele terá esta informação).
  7. As questões anteriores estarão disponíveis para todos com as devidas respostas para todos.
  8. Opcionalmente poderá ser exibido um vídeo pelo autor do caso, comentando a resposta, quando este estiver disponível.
  9. O(s) residente(s) com melhor desempenho poderão ser premiados semanalmente, mensalmente ou ao final da gincana, sendo que a tela de premiação exibirá as regras, o prêmio e eventualmente a empresa que promove a doação.
  10. Haverá uma tela de Parceiros da Gincana para facilitar o financiamento da iniciativa.
  11. Premiações:
  • Por bloco:

1º lugar: Pacote Congresso SBOC 2017 completo: passagem, hospedagem e inscrição

2º lugar: Inscrição Congresso SBOC 2017 + Anuidade SBOC 2018

3º lugar: Inscrição Congresso SBOC 2017

  • Geral (vencedores da gincana):

1º lugar: Pacote ASCO 2018 completo: passagem, hospedagem e inscrição

2º lugar: Pacote ASCO 2018 parcial: hospedagem e inscrição

3º lugar: Inscrição Congresso ASCO 2018

 

Casos clínicos das gincanas anteriores

 

Gincana 2016 - Paciente com câncer de pulmão foi tema do Caso Clínico 6

Já está no site o vídeo explicativo do Caso Clínico 6 da Gincana Virtual da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Elaborado pela oncologista Samira Mascarenhas, membro da SBOC, o caso trouxe questões sobre um paciente do sexo masculino, de 58 anos, que foi submetido a lobectomia e a linfadenectomia.…

Gincana 2016 -Vídeo explicativo do Caso Clínico 4

Formulado pelo oncologista Volney Soares Lima, membro da atual diretoria da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), o Caso Clínico 4 trouxe questões sobre câncer de próstata. Durante uma semana, os 224 médicos residentes de Oncologia Clínica participantes da Gincana responderam a perguntas relativas à avaliação do paciente, opções de tratamento,…

Gincana 2016 - Vídeo explicativo do Caso Clínico 3

O Caso Clínico 3 da Gincana Virtual de Oncologia da SBOC foi formulado pelo oncologista clínico Markus Gifoni, membro da atual Diretoria da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Foram cinco perguntas respondidas pelos 224 médicos residentes de Oncologia Clínica que participam da Gincana. A pontuação dos participantes considera o tempo…

Gincana 2016 - Vídeo explicativo do Caso Clínico 2

O vídeo explicativo do Caso Clínico 2 da Gincana Virtual de Oncologia da SBOC já está disponível. Foram cinco perguntas que os 224 médicos residentes de Oncologia Clínica de 71 instituições de vários estados do país tiveram de responder ao longo da semana passada. O Caso Clínico 2 foi elaborado…

Gincana 2016 - Vídeo explicativo do Caso 1

Já está no ar o vídeo explicativo do Caso Clínico 1 da Gincana Virtual de Oncologia da SBOC. Elaborado pelo oncologista clínico João Soares Nunes, vice-presidente para Ensino da SBOC e um dos organizadores do evento, o Caso Clínico 1 teve 5 perguntas, a primeira delas publicada no lançamento da Gincana,…

Página 1 de 2