Títulos de Especialistas em Oncologia
Início » Conheça a EBO » Títulos de Especialistas em Oncologia

Títulos de Especialistas em Oncologia

Título de Especialista em Oncologia Clínica (TEOC), emitido anualmente pela Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) em parceria com a Associação Médica Brasileira (AMB), tem entre outros objetivos:

• Atestar a qualidade da formação do especialista; 
• Qualificar seu currículo perante os pacientes, o mercado de trabalho e o meio acadêmico; 
• Atender eventuais exigências das instituições onde atua como especialista e das operadoras de saúde; e
• Cumprir pré-requisito para associar-se à SBOC na categoria titular.

O exame de suficiência para obtenção do TEOC é destinado aos médicos recém-formados na especialidade ou que estejam adquirindo conhecimentos e experiência suficientes para alcançar a aprovação.

Exame para obtenção do TEOC será virtual em 2026!

Atenção, candidatos ao TEOC! O exame está passando por atualizações e, para que todos possam se planejar com antecedência e tranquilidade, compartilhamos as seguintes informações:

Datas da avaliação 2026: 11 e 12 de novembro
Formato: virtual

Diferente do modelo tradicional, que ocorria presencialmente no Rio de Janeiro, em paralelo ao Congresso SBOC, o exame em 2026 migrará para o ambiente digital, oferecendo mais praticidade e acessibilidade para os candidatos de todas as regiões.

As regras detalhadas, critérios e cronograma completo serão publicados em breve nos canais oficiais da SBOC.

Assim como nos anos anteriores, o exame continuará sendo composto de uma prova teórica com 100 questões de múltipla escolha e de uma prova teórico-prática com oito casos clínicos de duas a quatro questões descritivas para cada caso. Cada fase do Exame terá pesos diferentes e só será considerado aprovado o candidato que na somatória final atingir, no mínimo, 70 pontos.

QUEM JÁ TEM TECA PRECISA REALIZAR O EXAME PARA OBTENÇÃO DO TEOC?

Médicos que já possuam o Título de Especialista em Cancerologia (TECA) não precisam realizar o Exame de Suficiência para obter o TEOC. Basta enviar um e-mail para [email protected] com nome completo e número do CRM e solicitar a segunda via do título com a nova nomenclatura da especialidade. Isso pode ser feito a qualquer tempo, independentemente do Exame. A SBOC passará os nomes dos solicitantes à AMB, que expedirá a segunda via. Para isso, será necessário atender a contribuição da taxa vigente da AMB.

Assine nossa newsletter

Endereço
Avenida Paulista, 2073, Edifício Horsa II – Conjunto Nacional Conj. 1003, São Paulo/SP, 01311-300

Telefone
+55 (11) 3192-9284

2026 © Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC)