Uma das frentes de atuação da SBOC está relacionada à formação e educação continuada dos oncologistas clínicos no Brasil. Por identificar a necessidade de alinhamento entre a aquisição teórica e prática da residência médica em Oncologia Clínica com a nova realidade da prevenção e tratamento oncológicos, a SBOC desenvolveu o novo PROC – Programa de Residência Médica em Oncologia Clínica, aprovado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM) em setembro de 2018 e publicado no Diário Oficial da União em 2019.
O objetivo do PROC é formar e habilitar médicos na área da Oncologia Clínica com competências que os capacitem a dirimir as situações, os problemas e os dilemas na área da Oncologia, dominar a realização dos procedimentos diagnósticos e terapêuticos da especialidade e desenvolver um pensamento crítico-reflexivo em relação à literatura médica, tornando-os progressivamente responsáveis e independentes.
O PROC expõe o currículo baseado em matriz de competências a serem adquiridas pelo residente ao longo dos três anos de treinamento. Além disso, é abrangente e traz avanços importantes, tais como:
- Unificação da avaliação do conhecimento teórico e do comportamento durante a residência;
- Aumento da carga horária de atividade ambulatorial, principalmente no primeiro ano; e
- Possibilidade da individualização da formação do residente durante o terceiro ano, conforme seus propósitos.
O novo programa está alinhado com as Recomendações para um Currículo Global em Oncologia Clínica, elaboradas conjuntamente pelas Sociedades Europeia e Americana de Oncologia (ESMO/ASCO), em 2016, e atualizadas periodicamente (Ditrich et al: Recommendations For a Global Curriculum in Medical Oncology; ESMO Open access 2016).
O PROC deve ser implementado gradualmente, com início em 2019 e término no ano de 2021, por todos os serviços que têm residência médica em Oncologia Clínica, considerando a adoção sempre para os residentes do primeiro ano.