Portal SBOC

O Programa de Escrita Científica da Brazilian Journal of Oncology (BJO) visa estimular e aprimorar a escrita científica no país, sobretudo entre residentes de oncologia e jovens especialistas nessa área.

Para isso, a iniciativa – que acontecerá no período de seis semanas, entre março e maio – selecionará dez candidatos que terão a oportunidade de imergir na escrita científica em encontros virtuais, nos quais aprenderão sobre organização de dados de pesquisas e estruturação de artigos.

Cinco dos participantes contarão com o suporte de um tutor e outros cinco serão selecionados para participar como ouvintes, de acordo com os critérios do edital. Além disso, as vagas serão distribuídas de maneira equânime pelas regiões do Brasil, com duas para cada.

Durante os encontros, os residentes e jovens oncologistas desenvolverão trechos e tópicos de artigos que deverão, obrigatoriamente, ser submetidos à BJO. Após as reuniões virtuais, haverá um encontro presencial na sede da SBOC, em São Paulo (SP).

As inscrições permanecerão abertas de 7 a 21 de fevereiro de 2024. Os candidatos deverão estar inscritos em programas de residência médica de oncologia clínica, oncologia pediátrica, cirurgia oncológica e radioterapia; ou serem egressos de uma destas a partir de 2021, com idade inferior a 40 anos até a data do encerramento das inscrições.

Leia o edital atentamente e inscreva-se no link abaixo. Os resultados da 1ª fase de seleção serão divulgados em 4 de março de 2024.

EDITAL

INSCREVA-SE AQUI

Embaixadoras do Projeto Mulheres na Oncologia

 

Dra._Angelica_Nogueira.jpeg

Dra. Angélica Nogueira

Comitê de Lideranças Femininas SBOC

Dra._Ana_Amelia_Viana.jpg

Dra. Ana Amélia Viana

Comitê de Diversidade SBOC

Dra._Clarissa_Mathias.jpg

Dra. Clarissa Mathias

Comitê de Lideranças Femininas SBOC

ESMO – W40

Dra._Daniela_Rosa.jpg

Dra. Daniela Rosa

Comitê de Tumores Mamários SBOC e GBCAM

Dra._Gisah_Guilgen.jpg

Dra. Gisah Guilgen

Membro do GBCAM

De acordo com o primeiro Censo SBOC da Oncologia Clínica, realizado em 2023 em parceria com o Instituto Datafolha, metade do número total de oncologistas clínicos associados a esta Sociedade são mulheres. Nos últimos anos, em especial a partir de 2019, com a realização do Prêmio SBOC de Protagonismo Feminino, seguido pela criação do Comitê de Lideranças Femininas em 2021, a instituição tem atuado em várias frentes em prol da equidade de gênero na oncologia e na medicina de forma geral.

Para ampliar a discussão sobre o tema, a SBOC desenvolveu o projeto Mulheres na Oncologia, lançado oficialmente em uma arena científica no XXIV Congresso Brasileiro de Oncologia Clínica. O projeto está na fase de aplicação de um questionário de referência internacional, criado pela European Society for Medical Oncology (ESMO) sobre o assunto e, a partir dos resultados levantados, haverá um ciclo de debates e um relatório final com boas práticas, histórias e possíveis ações a serem realizadas pela SBOC e entidades parceiras.

 

 

Principais etapas do projeto:

infografo.jpg

 

Apoiadores:

DS_logo_portrait_format_4color_rgb_120206-removebg-preview.png 02852_MSD_Logo_Horizontal_Teal_Grey_RGB.png

Aproveitando a celebração do Novembro Azul, Mês de Conscientização sobre o Câncer de Próstata, a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica divulga seu primeiro videocast abordando a importância de os homens cuidarem de sua saúde, de as medidas de prevenção e rastreio se manterem durante todo o ano e do diagnóstico precoce. O bate-papo, gravado durante o Congresso SBOC 2023, reúne Dra. Mariane Fontes Dias, coordenadora do Comitê de Tumores Geniturinários da entidade, e a jornalista Jaqueline Frizon.