O apoio mútuo entre diferentes profissionais e especialistas, a troca de informações e o desenvolvimento conjunto são fundamentais para a evolução do tratamento contra o câncer no Brasil. Por isso, promover a multidisciplinaridade no atendimento oncológico e na pesquisa em oncologia é uma das missões da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.
Atualmente, com as possibilidades de cuidado individualizado e a atenção para o contexto biopsicossocial dos pacientes, os médicos não são considerados os únicos responsáveis pelo tratamento de um tumor. Uma abordagem holística, que abrange diferentes aspectos da saúde tem sido a mais recomendada durante o tratamento e para a plena recuperação dos pacientes oncológicos.
Alguns dos principais profissionais da saúde, além dos oncologistas, envolvidos com pacientes de câncer são:
- Enfermeiros.
- Psicólogos.
- Nutricionistas.
- Fonoaudiólogos.
- Fisioterapeutas.
- Odontologistas.
- Assistentes sociais.
- Terapeutas ocupacionais,
- Médicos de suporte (paliativistas, geriatras, nutrólogos, cardiologistas, especialistas em dor etc.)
- Entre outros.
Nesse sentido, a SBOC criou, em 2024, o seu Comitê Multiprofissional e esta seção, na qual serão publicados conteúdos referentes à multidisciplinaridade do tratamento do câncer. Confira no menu à direita.
Lembrando que qualquer profissional da saúde envolvido com oncologia pode fazer parte da SBOC com valores reduzidos de Anuidade. Saiba mais!