EXAME PARA TÍTULO DE ESPECIALISTA (TEOC)

Tire suas dúvidas

QUEM PODE SE INSCREVER PARA O EXAME

Tenho residência em Cancerologia/Oncologia Clínica. Preciso fazer a prova?
Esta é uma oportunidade interessante para você obter o Título de Especialista em Oncologia Clínica (TEOC). Embora não seja obrigatório para você exercer a especialidade, o TEOC representa o reconhecimento dos seus pares e, certamente, qualificará seu currículo. 

Acabei de concluir a residência. Posso me inscrever?
Sim, mas, além do certificado de conclusão da residência credenciada pela CNRM/MEC, para ser aprovado você precisará comprovar outras atividades relacionadas à pratica da especialidade. Confira o Edital.

Fiz curso de especialização/estágio de três anos. Preciso fazer a prova?
Sim. Para exercer a profissão de oncologista clínico, você precisa do Título de Especialista em Oncologia Clínica (TEOC) ou ter concluído programa de residência credenciado pela CNRM/MEC.

Não fiz residência nem estágio, mas atuo há mais de seis anos como oncologista clínico. Posso fazer a prova?
Sim. A experiência mínima de seis anos comprovada, conforme disposto no Edital, torna você elegível a fazer o exame.

Se eu ainda não tiver seis anos de experiência, posso me inscrever?
Não. Se sua experiência for inferior a seis anos, você deve fazer o exame de suficiência, a ser realizado pela SBOC/AMB no segundo semestre, quando seus conhecimentos serão avaliados possivelmente no formato de questões de múltipla escolha.

Conta o período em que fiz curso de especialização para o total de, pelo menos, seis anos de experiência como oncologista clínico?
Não. Conforme o capítulo V do Edital, item 5b, não serão computados tempos referentes a estágios, trabalhos voluntários e de aprendiz, nem o tempo de prática clínica obrigatório da residência médica.

Tenho o Título de Especialista em Cancerologia. Preciso fazer a prova?
Não. Basta enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com nome completo e número do CRM e solicitar a segunda via do título com a nova nomenclatura da especialidade (Oncologia Clínica). Isso pode ser feito a qualquer tempo, independentemente do exame de proficiência. A SBOC passará os nomes dos solicitantes à AMB, que expedirá a segunda via. Para isso, será necessário atender a contribuição da taxa vigente da AMB, atualmente R$ 550.

Tenho Título de Especialista em Cancerologia Pediátrica. Posso solicitar a segunda via como Título de Especialista em Oncologia Clínica?
Se desejar, você pode solicitar o Certificado de Área de Atuação em Oncologia Pediátrica. A Oncologia Pediátrica não é mais considerada uma especialidade médica, e sim uma área de atuação da Oncologia Clínica, da Hematologia e Hemoterapia e da Pediatria. Se tiver interesse em obter o Certificado, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo." com seu nome completo e número do CRM.

Tenho o certificado do Conselho Regional de Medicina com meu registro de especialista. Preciso fazer a prova?
O certificado do Conselho Regional de Medicina (CRM) não serve como pré-requisito de inscrição nem como documentação comprobatória para o exame de proficiência. Se você obteve o certificado do CRM por ter feito residência médica em Cancerologia/Oncologia Clínica ou por comprovar sua atuação como cancerologista/oncologista, pode se inscrever para o exame de proficiência, conforme descrito no Edital. Se você obteve o certificado do CRM registrando seu Título de Especialista em Cancerologia, não precisa fazer o exame. Basta enviar e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. com nome completo e número do CRM e solicitar a segunda via do título com a nova nomenclatura da especialidade (Oncologia Clínica), a qualquer tempo, independentemente do exame de proficiência.

Trabalho com Oncologia Clínica, mas não sou médico. Posso fazer a prova?
Não. O exame é destinado a médicos interessados em comprovar sua qualificação como oncologistas clínicos. O Título de Especialista em Oncologia Clínica será concedido pela SBOC e pela AMB somente a médicos devidamente aprovados no exame.

Sou cirurgião oncológico. Posso fazer a prova?
Você deve procurar informações sobre o Título de Especialista em Cirurgia Oncológica junto à Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica. Para inscrever-se no exame de proficiência em Oncologia Clínica. você precisa atender, no mínimo, um dos pré-requisitos para a inscrição:
a)  Ter concluído Programa de Residência Médica em Cancerologia ou Oncologia Clínica credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC);
b) Possuir experiência de, pelo menos, 6 (seis) anos consecutivos como cancerologista ou oncologista clínico em atividade semanal mínima de 30 horas em serviço de atendimento hospitalar ou em clínica de oncologia sem sobreposição de tempo. 

Sou oncologista pediátrico. Posso fazer a prova?
Para comprovar essa qualificação específica, você deve submeter-se a exame de suficiência para obtenção do Certificado de Área de Atuação em Oncologia Pediátrica. Não existe Título de Especialista em Oncologia Pediátrica, somente o Certificado de Área de Atuação. Como pré-requisito, você precisará ter o Título de Especialista em Oncologia Clínica ou Hematologia e Hemoterapia ou Pediatria. Informações sobre o próximo exame de suficiência para obtenção do Certificado de Área de Atuação em Oncologia Pediátrica serão divulgadas em breve.

Sou radioterapeuta/radiooncologista. Posso fazer a prova?
Não. Você deve procurar informações sobre o Título de Especialista em Radioterapia junto à Sociedade Brasileira de Radioterapia.

Sou ginecologista/urologista/mastologista. Posso fazer a prova?
Somente se você atender, no mínimo, um dos pré-requisitos para a inscrição:
a)  Ter concluído Programa de Residência Médica em Cancerologia ou Oncologia Clínica credenciado pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM/MEC);
b) Possuir experiência de, pelo menos, 6 (seis) anos consecutivos como cancerologista ou oncologista clínico em atividade semanal mínima de 30 horas em serviço de atendimento hospitalar ou em clínica de oncologia sem sobreposição de tempo. 


EXAME DE PROFICIÊNCIA

Por que existe o exame de proficiência?
O exame de proficiência existe, em caráter de exceção, quando uma nova especialidade é criada ou reconhecida, para titular os médicos com formação e experiência comprovadas naquela especialidade. Somente a partir desse exame é que poderá ser formada uma banca de especialistas para elaborar e aplicar o exame de suficiência, que deve ocorrer anualmente e se destina aos médicos que acabaram de concluir sua formação na especialidade.

O exame de proficiência será realizado todo ano?
Não. O exame de proficiência ocorre em edição única.

Qual a diferença entre o exame de proficiência e o exame de suficiência?
O exame de proficiência compreende um análise curricular e da documentação comprobatória a respeito da formação, atuação e experiência do especialista como oncologista, pesquisador, autor, professor, etc. É realizado em edição única, apenas quando é criada ou reconhecida uma nova especialidade. Destina-se aos médicos com formação e experiência comprovadas naquela especialidade que não tinham o Título de Especialista em Cancerologia mas almejam obter o Título de Especialista em Oncologia Clínica. Por sua vez, o exame de suficiência, conforme as normas da Associação Médica Brasileira, deverá abranger, no mínimo, duas das seguintes formas de avaliação: teórica, teórico-prática, prática ou análise curricular. Deve ser realizado pela Sociedade de Especialidade pelo menos uma vez ao ano.

Quem está organizando esse exame de proficiência?
A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) é a responsável pelo exame de proficiência, seguindo as normas e as devidas aprovações da Associação Médica Brasileira. A SBOC contratou a Fundação Vunesp para gerenciar as inscrições e proceder a análise curricular e da documentação comprobatória que fazem parte do exame conforme o disposto no Edital.

Sou associado da Associação Médica Brasileira (AMB). Como faço para me inscrever com desconto?
Entre em contato com o Departamento Financeiro da AMB (11 3178-6808 ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., com Thamires Silva) e solicite a Declaração da AMB em seu nome. Ao preencher o formulário de inscrição, escolha a opção de pagamento com taxa reduzida e faça o upload da Declaração da AMB em seu nome (formatos de arquivo aceitos: PDF, PNG, JPG ou GIF). No dia seguinte, acesse a Área do Candidato no site da Vunesp para imprimir a segunda via da guia de recolhimento (boleto bancário) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição com desconto em qualquer agência bancária, dentro do prazo de vencimento estabelecido (22/06/2018).

Sou associado da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC). Como faço para me inscrever com desconto?
Certifique-se de que você está adimplente. Você pode entrar em contato pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelo telefone (31) 3241-2920 ramal 28 ou pelo Whats App (31) 99418-0078. Ao preencher o formulário de inscrição, escolha a opção de pagamento com taxa reduzida. A conferência da sua condição de associado será feita diretamente pela Vunesp junto à SBOC. No dia seguinte, acesse a Área do Candidato no site da Vunesp para imprimir a segunda via da guia de recolhimento (boleto bancário) e efetuar o pagamento da taxa de inscrição com desconto em qualquer agência bancária, dentro do prazo de vencimento estabelecido (22/06/2018).

Haverá uma etapa presencial no exame de proficiência?
Não. Somente análise curricular e da documentação comprobatória.

Eu terei que responder questões para comprovar meus conhecimentos no exame de proficiência?
Não. Será realizada apenas a análise curricular e da documentação comprobatória, conforme o disposto no Edital.

Como será feita a análise da documentação e a pontuação?
Os critérios estão claramente definidos no Edital.

Se eu tenho residência em Cancerologia/Oncologia Clínica credenciada pela CNRM/MEC, já atinjo a pontuação mínima para ser aprovado?
Não. Além de enviar o certificado de conclusão da residência, será necessário comprovar outras atividades como especialista para atender a exigência mínima de 70 pontos. Sugerimos que verifique a tabela de pontuação no Edital.

Como saberei quantos pontos atingi?
Os candidatos não aprovados receberão a tabela com a pontuação atingida em cada um dos itens nela descritos.

Quando saberei se fui aprovado?
O resultado do exame será divulgado por e-mail aos inscritos no dia 31 de julho de 2018.

Quando pegarei meu Título?
A lista final de aprovados será enviada pela SBOC à AMB. Os candidatos aprovados que desejarem a emissão do Título de Especialista junto à Associação Médica Brasileira deverão solicitá-la diretamente à AMB pelo endereço eletrônico http://sistemas16.tempsite.ws/TITULOS/ e pagar a taxa de confecção do Título estabelecida pela AMB, atualmente R$ 550.

O que acontece se eu não fizer a prova agora?
Não será mais possível participar de um exame de proficiência, pois este ocorre em edição única. Você poderá participar do exame de suficiência, desde que cumpra os pré-requisitos para inscrição. 

 
EXAME DE SUFICIÊNCIA

Quando e como será o exame de suficiência?
Pelas normas da AMB, o primeiro exame de suficiência da especialidade deve ocorrer somente após a divulgação do resultado do exame de proficiência. O exame de suficiência está previsto para o segundo semestre, em data e local a serem definidos pela SBOC. Aguarde a publicação do Edital.

As pontuações do exame de proficiência e do exame de suficiência serão somadas?
Não há qualquer relação entre o exame de proficiência e o de suficiência. São editais diferentes, sistemas de pontuação distintos, critérios próprios de cada tipo de avaliação e inscrições independentes. Quem participar do exame de proficiência e não for aprovado poderá submeter-se ao exame de suficiência, seguindo as determinações do Edital ainda a ser divulgado. Essa é uma decisão do candidato, não havendo qualquer obrigatoriedade. Para o exame de suficiência, não serão considerados automaticamente quaisquer documentos apresentados no exame de proficiência, tampouco haverá transferência de pontuação de um exame para o outro.

 
TÍTULO DE ESPECIALISTA

O que é Título de Especialista?
É um documento outorgado pela Sociedade de Especialidade com a Associação Médica Brasileira aos especialistas que, depois de se submeterem ao processo formal de avaliação (exame de proficiência ou suficiência), tiveram reconhecida sua qualificação, envolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes em determinada especialidade.

Para que serve o Título de Especialista?
Por tratar-se do reconhecimento de seus pares, o Título de Especialista serve para atestar a qualidade da sua formação como especialista, apresentar aos seus pacientes, qualificar seu currículo perante o mercado de trabalho e o meio acadêmico, atender eventuais exigências das instituições onde atua como especialista e dos planos de saúde e também cumprir pré-requisito para associar-se à Sociedade de Especialidade na categoria titular.

Por que existe um exame para concessão do Título de Especialista?
O exame é o instrumento de avaliação adotado, conforme as determinações da Associação Médica Brasileira e do Conselho Federal de Medicina, para atestar a qualidade da formação do especialista. Recebem o Título de Especialista aqueles que se submetem ao processo de avaliação e nele comprovam atingir os parâmetros de conhecimentos, habilidades e atitudes considerados adequados para atuarem como especialistas em nosso país.

Meu Título de Especialista em Cancerologia perderá a validade?
Não. Apenas se desejar você poderá solicitar a segunda via do título com a nova nomenclatura da especialidade (Oncologia Clínica). Isso pode ser feito a qualquer tempo. A SBOC passará os nomes dos solicitantes à AMB, que expedirá a segunda via. Se tiver interesse, envie e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Qual a diferença entre Programa de Residência e Curso de Especialização?
De acordo com a Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), órgão do Ministério da Educação (MEC), e com base na legislação vigente, o programa de residência médica tem carga horária de 60 horas semanais por dois anos no mínimo (são três no caso da Oncologia Clínica), é supervisionado, avaliado e certificado pela CNRM/MEC e o médico que o conclui é considerado especialista para fins legais no Brasil. Por sua vez, especialização/curso de pós-graduação, embora também seja regulado pelo MEC, tem carga mínima total de 360 horas, é supervisionado, avaliado e certificado pela própria instituição que o organiza e o médico que o conclui não é considerado especialista para fins legais no Brasil.

CONTATO

Em caso de dúvidas não respondidas aqui, quem devo procurar?
O primeiro passo é ler atentamente todo o Edital, onde estão as informações completas sobre o exame de proficiência. Perguntas relativas ao processo de inscrição, pagamento e resultado devem ser feitas para a Fundação Vunesp: (11) 3874-6300, e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou aqui. Outras dúvidas podem ser enviadas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

*As informações contidas no Edital de Convocação para o Exame de Proficiência para a Obtenção do Título de Especialista em Oncologia Clínica (TEOC) da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) com a Associação Médica Brasileira (AMB) são soberanas em relação a esse conteúdo. A SBOC preparou essas perguntas e respostas para facilitar o entendimento e a disseminação das informações a respeito do exame de proficiência. A SBOC reserva-se o direito de rever esse conteúdo, a qualquer tempo, em caso de necessidade. Pedimos a todos os interessados que leiam atentamente o Edital.